Durante a manhã da quinta-feira (13/10), os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram de uma palestra ministrada pelo árbitro de Futebol de 7, Igor Monteiro. A palestra tratou da experiência de Igor como árbitro nos jogos Paralímpicos. Na oportunidade, o árbitro também conversou com os alunos sobre as contradições acerca da inclusão dos deficientes no país.

Durante a palestra, Igor mostrou fotos da Vila Olímpica e tirou dúvidas dos alunos a respeito da profissão. O árbitro relatou como foi o dia a dia na Vila Olímpica e contou para os alunos que não percebeu em momento algum o olhar de estranhamento que reconhece no seu cotidiano.

Igor tem 25 anos, é portador de paralisia cerebral e foi o 1º árbitro, na história dos jogos Paralímpicos, a exercer as atividades com esse tipo de deficiência. Formado e pós graduado  em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Igor é também treinador do time Tajóia Futebol Clube.

Segundo a professora de Educação Física, Mônica Maia  ter a oportunidade de conversar com Igor foi um ganho muito grande para ela e para os alunos, diante de seu exemplo de superação.