No último domingo, 25/09, os alunos dos projetos de extensão de ginástica do C.A. João XXIII foram a Niterói para participar da XXXIV Copa Niterói de Ginástica. Onze ginastas se apresentaram nas modalidades solo e trampolim, e outras duas participaram da gym baby, especial para crianças entre quatro e seis anos. Os alunos fazem parte dos projetos “Ginástica de Trampolim: uma oportunidade” e “Iniciação a Ginástica Artística”, coordenados pela professora Roseana Mendes, que foi acompanhada dos bolsistas Luisa Silva, Bruno Godinho e Hugo Santhiago, e também dos estagiários Gabriela Matias, Lucas Pereira, Gustavo Meireles, Lorena Amaral e Anthony Stefanon. Ao todo, 350 ginastas se apresentaram no domingo durante a copa.
O evento foi realizado em dois dias. No sábado de manhã, um torneio com quatro aparelhos da ginástica artística feminina e três aparelhos da masculina, com campeões de cada categoria e de cada aparelho. Já no domingo, a copa de ginástica reuniu as apresentações de solo e salto e, na parte da tarde, ginástica rítmica.
O objetivo da Copa, segundo uma das organizadoras do evento Isabel Roboredo, é estimular a prática do esporte “a maior parte do nosso evento tem o objetivo que as crianças façam a ginástica felizes, sem esse estresse da competição, que elas tenham vontade de praticar o esporte, a modalidade esportiva da ginástica artística”, explicou.
Todos os alunos que se apresentaran receberam ao final uma medalha de participação e um certificado com as notas de cada modalidade. “Todos os atletas ganham medalha e ganham uma nota, para saber o que eles aprenderam dessa modalidade, mas eles não estão competindo contra ninguém, porque o objetivo é participação e fazer a ginástica com felicidade e não de um competir com o outro”, ressaltou a organizadora.
Fátima de Morais, mãe da ginasta Yasmin Maria de Morais, de sete anos, gostou muito da oportunidade de poder assistir a apresentação da filha e para ela valeu a ansiedade, “a gente vê que as crianças são bem cuidadas, os professores carinhosos. É aquela alegria, adrenalina. É muito bom a gente torcer pelo filho da gente”, comentou.
A Copa Niterói de Ginástica conta com o apoio da Federação de Ginástica do Rio de Janeiro e é organizada anualmente por Isabel Roboredo, Diretora de Ginástica Artística Feminina da Federação, e Suzana Tomas, Diretora da Ginástica para Todos da Federação.