No primeiro dia de atividades do Arte em Trânsito, a oficina ministrada por Fernanda Morais contou com a participação de alunos do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo, segundo a artista, era propiciar uma vivência diferenciada do fazer, do tecer e do bordar e refletir sobre o contato com a linha, diferente da linha gráfica que já estão habituados. “Precisamos pensar o desenho em outro suporte e fazer uma reflexão sobre esse gesto, sobre o que é o gesto, o que é a linha e a potência do gesto como ato criador”, conclui a professora.

A partir de uma leitura conjunta do texto de Marina Colasanti, “A Moça Tecelã”, os alunos produziram seus próprios bordados a partir das imagens livres.

Fernanda Morais é professora e iniciou seu trabalho na Universidade de São Paulo, USP, em uma pesquisa de mestrado sobre a linha, o gesto e o ato de criação. Mais tarde, retomou o contato com o bordado e as técnicas manuais.

A ideia da oficina, segundo a professora de Artes do C.A João XXIII e coordenadora do Arte em Trânsito, Renata Caetano, era promover um encontro entre o artista e os alunos de forma que a produção e reflexão sobre o ato criativo pudesse ser compartilhado em sala de aula.

Durante a semana da VI mostra cultural e V colóquio Arte em Trânsito serão realizados debates, mostras, apresentações de trabalhos voltados para a formação de professores, além de exposições e intervenções de artistas convidados que irão ocupar o espaço do colégio.

A programação completa está disponível arteemtransito.com.br e

www.facebook.com/arteemtransito