Na próxima semana, entre os dias 19 e 23 de setembro, o C.A. João XXIII sedia a VI Mostra Cultural Arte em Trânsito. O evento reúne mostras, debates, apresentação de trabalhos e grupos de pesquisa para refletir sobre as produções artísticas. O Arte em Trânsito é uma idealização das professoras Andréa Senra e Renata Caetano, em conjunto com o Departamento de Letras e Artes.

Um dos destaques desta edição, de acordo com a professora Renata Caetano, é a participação inédita de pesquisadores de outras cidades, que vêm para trocar experiências sobre suas pesquisas em torno da arte. Renata ressalta a presença de professores do Rio, de Petrópolis e de um grupo chileno, inscrito para a apresentação de trabalhos. Além disso, a mesa de abertura contará com a presença da professora Luciana Laponte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma personalidade importante no meio da Arte e Educação.

Durante a semana, além das mostras e mesas de debate, exposições e intervenções de artistas convidados irão ocupar o espaço do colégio, entre eles: Leandro Souza, professor do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro; Fernanda Morais, professora da E. M. Prefeito Jamil Sabrá, de Petrópolis; e Bruna Tostes, ex-professora do C.A. João XXIII.

A ideia do Arte em Trânsito é apresentar uma programação diversificada, mas que converse entre si. “Nós aceitamos trabalhos de todos os tipos de pesquisa que tenham a arte como relação na sua construção teórica e aí, à medida que vão sendo selecionados, construindo elos de um trabalho com o outro”, explica a professora.

O Arte em Trânsito está com inscrições abertas para ouvintes. O evento é aberto para os alunos, professores e público externo. Renata destaca a importância da participação da comunidade escolar, sobretudo dos professores de outras disciplinas para perceber a arte como um conhecimento e não só como algo ilustrativo. “Nós tivemos no último colóquio, a participação de alunos do 3º ano do EM que se inscreveram para participar das mesas e das apresentações de trabalho como ouvintes e também de alguns professores de outras disciplinas. É muito importante essa interação porque estabelece um diálogo, percebendo a arte como um conhecimento importante dentro do colégio”.

As inscrições podem ser realizadas através do site: www.arteemtransito.com.br

A programação pode ser acessada aqui