Um grande evento promete agitar o Colégio entre os dias 22 e 27 de agosto. É a Semana da Ciência do João XXIII, com o tema “Ciência alimentando o Brasil”, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para Fabiana Andrade, professora do departamento de Ciências e membro da comissão organizadora, “o objetivo é sensibilizar a comunidade do Colégio em relação à alimentação para tornar nossas refeições cada vez mais nutritivas, além de estabelecer relações entre a sociedade escolar e o que é discutido nas pesquisas acadêmicas”. A Semana também visa a conscientização da importância de uma alimentação balanceada, livre de agrotóxicos e outros aditivos, assim como o estabelecimento de relações com a agricultura familiar, a agroecologia e a sustentabilidade.

Durante a semana haverá atrações para todos os anos escolares, desde o Ensino Fundamental até o Médio e o EJA, que incluem “palestras-show” com Tânia Bicalho (cantora e nutricionista), “Cinedebates” sobre diversos assuntos, feiras de trocas de itens, exposição de trabalhos, atividades culturais, rodas de conversa e muitas opções de oficinas, tanto para os pais quanto para os alunos. As atrações vão acontecer por todo o colégio, das 8:00h às 20:30h, com acesso livre ao público. Para cumprir a programação, diversos convidados vão participar das atividades, entre professores da UFJF e profissionais de diversas áreas, como dentistas, nutricionistas, sociólogos, artesãos e agricultores.

A programação completa da Semana da Ciência do João XXII pode ser consultada aqui.