Nesta segunda-feira, 4 de julho, os alunos do 1º ano Ensino Médio participaram de uma conversa com o nutricionista Fernando Bignoto sobre o processo da alimentação. O bate papo marca o início do 2º trimestre de trabalho, com a temática “Nutrição e Saúde”, a qual envolve as disciplinas de Química e Biologia.

Para embasar o debate, primeiro os alunos assistiram ao documentário “Muito Além do Peso” (2012), sobre a obesidade no Brasil, doença que tem sido considerada uma epidemia, devido ao grande número de doentes. Com a apresentação do longa-metragem, os alunos debateram questões como a cultura alimentar de cada família e as propagandas voltas às crianças e adolescentes, as quais influenciam o consumo de alimentos industrializados. A professora de biologia Fernanda Bassoli conta que este foi um momento de choque e de muitos questionamentos dos alunos.

Em um segundo momento, Fernando Bignoto explicou sobre os diversos fenômenos que acontecem no organismo humano durante a alimentação, como a bioquímica celular, a composição química dos alimentos e das células e como isso é metabolizado. Além disso, o nutricionista também abordou outros temas relacionados aos alimentos. “À medida que ele [Fernando Bignoto] ia apresentando, os alunos queriam entender melhor essas questões. Falaram de gordura trans, ele apresentou a nova pirâmide alimentar, com algumas mudanças, (…) agora ela vai focar não na quantidade, mas na qualidade dos alimentos, a questão do uso da manteiga, da margarina, do aquecimento do azeite. Discutimos muito a questão dos conservantes, dos embutidos, como isso faz mal, associação com o câncer”, destaca a professora Fernanda.

Ainda dentro da temática “Nutrição e Saúde”, os alunos devem elaborar pesquisas que serão apresentadas durante a Semana da Ciência 2016, programada entre os dias 21 e 27 de agosto. O tema do evento será “Ciência alimentando o Brasil”, o mesmo da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2016.