O projeto, coordenado pela professora de Biologia, Fernanda Bassoli, despertou a atenção dos alunos para o grande número de doenças trazidas pelo mosquito Aedes aegypti, um tema correlato aos conteúdos de biologia do primeiro ano do Ensino Médio.
Em parceria com o professor de Química, Wellington Ferreira, os alunos obtiveram novos dados sobre as doenças, realizaram seminários e também fizeram pesquisas temas que gostariam de aprofundar. Um dos resultados foi o trabalho: “Vírus e sociedade: explorando as interações”
Durante as atividades, a turma dividida em grupos analisou e recolheu materiais que ofereciam risco de acúmulo de água no perímetro do Colégio. As imagens foram registradas e depois reunidas em um vídeo editado pelos próprios alunos.
Para a professora, a disposição dos alunos com o tema confirmou-se no comprometimento e envolvimento de todos, mostrando como é importante que os alunos desenvolvam conceitos que possam somar aos conteúdos da disciplina do primeiro ano, pois os conceitos de Biologia nessa fase são muito abstratos. Segundo ela, “a medida em que o assunto foi problematizado e aprofundado, os alunos viram que havia ainda um universo para ser descoberto, principalmente no campo da saúde, da célula e as relações com aspectos históricos e geográficos.”
O vídeo estará na página do facebook e do youtube do Colégio até o final desta semana.