Nesta segunda-feira (27/06) os alunos do Ensino Médio do João XXIII iniciaram as aulas das Ágoras. Ao todo, serão 22 projetos desenvolvidos pelos professores e alunos neste segundo trimestre.
Quatro disciplinas serão ministradas esta semana: A Filosofia do karatê com o professor Miguel Ângelo, Mega Eventos Esportivos e políticas públicas de esporte com os professores Thiago Maciel e Mônica Maia, Teatro em espanhol com a professora Lizane Abritta e Propriedades e tratamento da água e do esgoto com o professor Silvio Castro. As aulas acontecem das 14h15 às 15h45
Neste ano, o processo de escolha das Ágoras contou com a participação dos alunos. A coordenação ouviu as propostas sobre as temáticas ou modalidades que gostariam de desenvolver nos projetos e, segundo a coordenadora do Ensino Médio, Maria da Natividade Borba, o número de inscrições foi bastante expressivo.
Para escolherem as Ágoras, os alunos tiveram uma apresentação dos projetos com os professores nos dias 9 e 10 deste mês. Depois disso, eles realizaram as inscrições em no mínimo duas disciplinas, que abrangiam os mais diversos temas, como economia doméstica, a língua esperanto, movimento hip hop, olhar fotográfico, entre outros.
O vice coordenador do Ensino Médio, Julio Satyro, destacou a abordagem feita nas Ágoras, tanto na forma de aplicação quanto no espaço em que é realizada: “Muitos professores propuseram Ágoras que vão levar os alunos para fora da escola para fazer pesquisa, visitar lugares, conhecer pessoas. É algo que a sala de aula não proporciona, com teorias, simulação, coisas fora da prática. Elas têm um pé fincado na realidade, no espaço público”
O aluno Lucas Ritti, do 3º ano A, reconhece a importância da abrangência temática das Ágoras, “não só por tratar de assuntos que não necessariamente caiam em PISM, ENEM, mas abre a cabeça do aluno para questões da própria vida que ele vai vivenciar mesmo depois do âmbito escolar”.
Lucas Freitas, aluno do 2º ano C, tem interesse nos projetos que extrapolam o limite da sala de aula, “porque propõe coisas extracurriculares, curiosidades que surgem além da sala de aula, que servem para a vida, que vão complementar o nosso conhecimento e não apenas para fazer uma prova. ”
As Ágoras são disciplinas de curta duração (10 horas de aula) oferecidas pelos professores, de caráter obrigatório, com discussões de temas transversais ou outros temas que julguem relevantes.