Durante a manhã deste sábado (21/05), as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de oficinas junto com suas famílias para marcar o encerramento do subprojeto “Identidade e Família”, temática de trabalho do projeto coletivo “Minha vida de criança: eu, o outro e o mundo”.
As famílias escolheram duas atividades diferentes dentre as cinco oferecidas pela equipe do 1º ano: construções com sucata, atividades com massinha, pintura, vídeo e histórias. A ideia era promover um ambiente de integração entre as crianças, pais e mães. Depois das oficinas, todos participaram de um lanche coletivo, organizado de maneira colaborativa entre as famílias.
O trabalho do projeto coletivo do 1º ano nesse primeiro trimestre de 2016 foi com a temática “Identidade e Família”, onde os alunos puderam explorar quem eles são, quando nasceram, qual sua idade, como é sua família. A partir disso, outros trabalhos foram realizados, como pesquisas sobre quem cuida deles em casa, quem são seus responsáveis, quem mora junto com eles, quem eles consideram da família. Árvores genealógicas foram exploradas para contar quem são os ascendentes das famílias e abordar as questões de parentesco. Uma linha do tempo também foi feita em conjunto com os pais, para contar a história da família.
Nesse sentido, as oficinas vêm para encerrar o trabalho realizado com esse tema e também integrar os pais, alunos e escola: “nós escolhemos oficinas simples e que tinham a ver com o cotidiano das crianças também, que era para os pais se aproximarem dessa dinâmica de como a gente trabalha aqui”, explica a professora Simone Ribeiro, do 1º ano.

Id e Família Id e Família-2 Id e Família-5