Os alunos do 9º ano EF participaram na manhã desta segunda-feira (30/05) da “Prova de Dança”, atividade que encerra o conteúdo de dança no currículo de Educação Física dos estudantes e reúne as apresentações com o que cada aluno aprendeu das aulas.
Para isso, as turmas se dividiram em dois grupos e cada um pôde escolher uma música e um ritmo para ser apresentado, com passos e movimentos elaborados por eles mesmos. “A coreografia tem que estar bem rica. Tem que ter diferentes níveis, diferentes planos, diferentes acelerações de tempo, cânones. Enfim, tem que ter uma série de movimentos obrigatórios”, explica a professora de Educação Física Cátia Duarte. O 9º ano A fez uma coreografia de louge e de trance; o B de rock e pop; e o C trouxe o axé e o funk.
As aulas são ministradas pela professora Cátia, com sistematização da prática através de elementos como princípios de peso, fluência, tempo e espaço. O objetivo é aproximar a teoria do cotidiano: “o que a gente faz é colocar essa teoria de forma que eles relacionem com o cotidiano deles”.
As aulas são diversificadas, trabalhando os movimentos e também a dança em si, com diversos ritmos, fantasias, a partir do silêncio, utilizando expressões corporais mais fortes e poesia. Para a professora, “é preciso dar um pouco de cadência, de expressão rítmica para o corpo, para associar que a dança é o ritmo da vida”.

IMG_8336IMG_8345       IMG_8370