O Centro de Ciências está com visitação aberta para a exposição “Energia Nuclear”, uma realização da Casa de Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, que mostra as várias formas de utilização e usos desse tipo de energia no cotidiano.

A exposição ocupa os 400 metros quadrados do salão principal do Centro de Ciências. São vários núcleos de informação espalhados pelo espaço, cada um dedicado a uma das formas de utilização da energia, como as aplicações na indústria alimentícia e bélica, trazendo ainda a réplica de um reator de usina termonuclear, entre outras informações que são passadas para as crianças através de desenhos, objetos, vídeos e simulações.

Segundo Marcela Toledo, auxiliar de gerência, o objetivo do Centro de Ciências é divulgar e popularizar o conhecimento, ao aproxima-lo do dia a dia das pessoas: “ver que aquela ciência é útil no dia a dia, que não é só uma coisa que tá presente em livro. Não, a ciência ela tá presente no cotidiano de todos e é isso que a gente passa”, destaca.

Para Elói Teixeira, o coordenador do Centro de Ciências, a ideia básica da exposição é desmistificar o tema. “A Energia Nucelar normalmente não é um tema abordado nas escolas de uma forma geral e o que se ouve falar muito é através da mídia e a mídia normalmente comete alguns equívocos nesse assunto. (…) Então a ideia básica da exposição é essa, é desmistificar o que é essa energia nuclear, pra que ela serve, quais são os benefícios, quais são os malefícios dela e deixar que a pessoa tire suas conclusões”, afirma Elói.

Além da exposição sobre Energia Nuclear, o Centro de Ciências recebe também a exposição Eletricidade, uma oportunidade para os visitantes unirem os dois conhecimentos, já que a energia nucelar também é uma forma de gerar eletricidade.

A exposição começou em março e permanece até o final do ano. As visitas podem ser agendadas para o período da manhã ou da tarde, de segunda a sexta-feira. Estima-se que mais de 3.500 visitantes já passaram pelo espaço desde o início da exposição.

IMG_7813 IMG_7822 IMG_7829 IMG_7832