As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental realizaram nessa semana uma visita pedagógica à agência dos Correios e Telégrafos da Rua Marechal Deodoro. O passeio organizado pelas professoras Vânia Fernandes e Érica Gomes, da disciplina de Língua Portuguesa, proporcionou aos alunos uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a corresnpondência postal, os elementos da carta e o fluxo que ela até chegar ao endereço do destinatário.
Vânia destaca que o contato estabelecido pela carta e sua subjetividade são essenciais para compreensão de sua identidade, enquanto documento: “a carta é o meio de comunicação social em que você pode mostrar sua letra, deixar uma marca ou perfume, é mais pessoal”.
Os alunos, que estão estudando o gênero textual Carta, na disciplina de Língua Portuguesa, aproveitaram a oportunidade para postar as cartas que escreveram na sala de aula. “A importância desta atividade consiste em as crianças terem a experiência de elaborar uma carta e acompanhar desde a escrita do texto e do envelope até a postagem”, diz Érica.

IMG_7091
IMG_7127
IMG_7134

Os alunos tiveram uma palestra com a atendente Rafaela Oliveira, que tirou dúvidas, explicou o que são e para que servem os selos e contou a história e o processo de envio das cartas.

Em seguida, cada aluno escolheu um selo e realizou a postagem de uma carta especial para o Dia das Mães.
A visita teve o apoio dos Correios, através da gestora da unidade, Sandra Oliveira.