O atleta Matheus Moreira de Godói é uma pessoa com deficiência (PcD), praticante de corridas de rua, tendo acumulado várias premiações em sua carreira. Na visita à EJA, ele compartilhou um pouco de sua experiência de vida, relatando a própria trajetória no esporte e os desafios enfrentados pela sua condição de pessoa com deficiência.

Godói conta que convive com uma paralisia cerebral desde o nascimento.Esta deficiência se caracteriza por alterações neurológicas permanentes que afetam não somente o desenvolvimento motor e cognitivo da pessoa, mas, fundamentalmente, o desenvolvimento social, bem como outras dimensões da vida dos sujeitos que carregam consigo essa característica.

A iniciativa do encontro com alunos da EJA  partiu da professora Janaina Garcia Sanches e do bolsista José Vinícius Alves Vital, que atuam na Educação de Jovens e Adultos do CAp João XXIII/UFJF ministrando a disciplina Educação Física. Janaina explica que a motivação desse evento deu-se em função do estudo que as turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio/EJA estão realizando sobre as modalidades esportivas paralímpicas. “Além do conhecimento teórico e vivencial acerca das modalidades esportivas voltadas para pessoas com deficiência, esses estudos envolvem também uma articulação reflexiva sobre direitos humanos e inclusão desse público” conclui a professora.