O projeto é resultado de uma parceria entre o governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Juiz de Fora que prevê a instalação de espaços de estudo, criação e transferência de saberes voltados ao empreendedorismo, liderança, inovação e linguagem de programação básica.

No João XXIII, uma sala foi especialmente preparada para a realização do curso que começou nessa segunda-feira (11/08). Vinte e sete alunos se inscreveram para a primeira etapa que inclui estudos de programação em bloco e desenvolvimento de pensamento computacional. As aulas acontecem em módulos que duram em torno de 40 minutos e são ministradas por bolsistas de pós-graduação em áreas de tecnologia. O primeiro módulo introduz o ambiente de programação em bloco, conhecido como Scratch, desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets). Os demais módulos incluem programação para Lego, conhecimento da linguagem Python e de impressão 3D.

Carlos Alexandre, aluno de mestrado em Ciências da Computação e um dos instrutores do curso explica que nessa primeira etapa os alunos começam a entender a lógica de programação que funciona de uma forma muito parecida com uma receita de bolo, cujos ingredientes precisam ser inseridos em uma determina ordem para chegar ao resultado que se espera. “Percebi o grande interesse dos alunos que já pediram material dos próximos módulos para começarem a estudar”, destaca Carlos.

Lara Batitucci é aluna do segundo ano do Ensino Médio. Ela conta que a decisão de participar do curso veio em função do interesse em aprender linguagens de programação.  “Parecia algo muito difícil, mas esse início está sendo muito bom, estou gostando muito”.

O projeto é coordenado pela professora Cristina Sayuri do Departamento de Ciências Administrativas. No João XXIII ele acontece desde o ano passado sob a coordenação do professor de Física Allysson Miranda. “O desenvolvimento do pensamento computacional é trabalhado aqui em conjunto com os conceitos de empreendedorismo, colaboração em equipe e liderança.  Ao final eles terão uma experiência muita rica em seus currículos que inclui o conhecimento de programação para robôs em uma das linguagens mais usadas em ambientes acadêmicos e industriais”.