O Colégio de Aplicação tornou-se espaço para a produção de um grande grafite em uma das paredes próximas ao estacionamento do Ensino Médio. A oficina aconteceu entre os dias 20  e 27 de agosto,  ministrada pelo artista Lucas Tavares, que assina suas obras como Frisko.

Lucas é ex-aluno do Colégio e aprendeu um pouco mais sobre a arte urbana em uma oficina oferecida durante a Mostra Cultural em 2017. Em 2024, ele retornou ao Colégio para participar com voluntário em uma ação pedagógica, que visava aproximar os estudantes do João XXIII de outras visualidades da arte urbana, ampliando o repertório deles, para além do pixo.

A proposta da oficia realizada na última semana é parte das atividades Programa de Extensão Arte em Trânsito e contou com a coordenação das professoras Renata Oliveira Caetano e Bruna Quartarolo Vargas. No primeiro dia , os alunos foram introduzidos à definição e à história do grafite, explorando suas origens e seu impacto cultural. Após a apresentação teórica, os participantes realizaram uma prática inicial, experimentando com as tipografias características do grafite em suas criações.

No segundo e terceiro dias da oficina, o desenho inspirado na ideias que os alunos sugeriram foi marcado na parede do pátio, definindo as linhas principais da arte. Em seguida, começaram a pintar o fundo da imagem, preparando a base para os detalhes que seriam adicionados nos próximos dias. No quarto dia, os alunos se concentraram nos detalhes finais, aplicando luz, sombra e reforçando os contornos para dar mais profundidade à arte. O mural ganhou vida com esses toques de acabamento, destacando as formas e cores presentes na obra coletiva.

A Coordenação do evento agradece e destaca a contribuição de todos para a realização da oficina: “Importante destacar a contribuição da Direção e do Caixa Escolar, que viabilizaram a compra das tintas e a preparação da parede, além da linda participação dos bolsistas Laura, Vitória, Clarisse, Larissa, Dandara e Arthur. Ao Lucas, nosso agradecimento pelo trabalho e pelo comprometimento na criação da obra incrível e tão importante para o nosso espaço escolar”, afirma Renata.