flij 2Entre os dias 14 e 17 de junho de 2023, o  CAp. João XXIII realiza mais uma edição da FLIJ (Feira Literária do João). Nesta edição o homenageado é o poeta, romancista, ensaísta e professor da Faculdade de Letras da UFJF,  Edimilson de Almeida Pereira.

A extensa e variada obra deste reconhecido e premiado escritor juizforano será revisitada ao longo dos quatro dias de evento, com o objetivo de incentivar a leitura e discutir assuntos que têm sido caros à sua obra de modo geral.

Alguns dos temas que vêm sendo abordados por Edimilson em seus livros, da literatura infantil ao ensaio antropológico e social, passando pela pesquisa etnográfica, poesia e ficção, estão relacionados, principalmente, à cultura afro-brasileira, diáspora africana, tradições populares, relações de raça e classe, entre muitas outras questões cuja discussão tem se colocado de forma cada vez mais fundamental para a escola e sociedade em geral.

A programação inclui ainda atividades diversas na escola, como encontros com autores, contação de histórias, oficinas de criação literária, sarau de poesia, apresentação de capoeira e maculelê, visitas aos estandes de livrarias, piquenique literário, roda de samba, chuva de poesia, mostra de livros cartoneros, apresentação de maracatu, painel poético, troca e doação de livros, entre várias outras.

Um Festival de livros cartonero dará continuidade à proposta de multiplicar as experiências literárias, que ocorrem desde 2019. No encerramento da FLIJ, que acontecerá no sábado, 17/06 a partir das 8h, será realizado um piquenique literário, além de atividades culturais como exposições, lançamentos de livros, apresentação do grupo de maracatu Trovão da Roza e uma roda de samba com o grupo Batuque na Roda.

Veja a programação

Comissão Organizadora da FLIJ 2023