IMG_0084A Semana promovida pelo Departamento de Ciências Humanas começa nesta segunda-feira (17/10) com encerramento oficial marcado para o sábado letivo do dia 22 de outubro. Estão programadas diversas atividades, como mesas redondas, palestras, rodas de conversa, oficinas de literatura e de artesanato, visita a assentamento do MST, atividades com charges, construções de mapas vivenciais, painéis e  apresentações musicais. (Veja a programação)

De acordo com a coordenação do evento, durante a semana serão abordadas temáticas como o direito à liberdade, à igualdade, à segurança alimentar, à terra, ao livre pensamento e à liberdade religiosa.

Na abertura, a professora Walkiria Martins destacou a importância de se conhecer a realidade do país em relação aos Direitos Humanos para que se possa fazer uma reflexão profunda a respeito dos caminhos que o país trilha e, consequentemente,  permitir a construção de uma sociedade mais igualitária. Com a participação de toda a comunidade escolar, a solenidade de abertura contou ainda com a leitura do poema Diversidade de Braulio Bessa. Alunos dos sextos anos apresentaram trinta desenhos que serão afixados nas paredes do Colégio representando os trinta artigos da Declaração dos Direitos Humanos.

A diretora de ensino, professora Giselle Moreira, destacou o acesso ao ensino, emprego e trabalho como direitos fundamentais de todo cidadão. “Eu sou esse povo do Direitos Humanos porque defendo que você, estudante, possa cursar uma universidade, se assim quiser, sonhar com um bom emprego, em que seus direitos trabalhistas estejam garantidos… E pra isso, é necessário investimento federal. Vivemos tempos duros e retirada de verbas das universidades em proporção jamais vista e que compromete, consequentemente, o futuro de milhares de jovens, que estão evadindo das universidades. Muitos de vocês sabem as dificuldades que passam hoje em casa. Esses são ataques aos Direitos humanos, ataques a direitos da juventude! Uma sociedade precisa garantir direitos, que incluem renda, segurança, acesso à educação”, afirmou a diretora.

A programação da Semana de Ciências Humanas do CAp João XXIII pode ser consultada AQUI