O projeto “Escritores Mirins” da editora Guismofews existe desde 2017 com o objetivo de incentivar as crianças a ler, escrever e compartilhar suas experiências em espaços públicos.  Os textos selecionados no último concurso literário realizado em março de 2021, foram publicados no 4º livro da série: “Poesia de dentro”.

A editora Grace Kelli Pereira explica que o concurso é nacional e o projeto já editou mais de 60 crianças de vários estados brasileiros, incluindo a edição atual. Para ela um das partes mais divertidas do trabalho é conhecer as crianças, entrar em contato e perceber que muitas delas já são muito ativas em termos literários, fazendo inclusive trabalhos de divulgação de suas própria produções. “O concurso foi lançado em março de 2021, em um dos piores momentos da pandemia de Covid-19, um momento de muita dor e ansiedade, onde milhares de pessoas morriam por dia em nosso país e outras tantas no mundo. As crianças e adolescentes estavam privados de irem à escola, privados do convívio social, vivendo uma rotina completamente nova e desafiadora,” explica a editora.

Ainda de acordo com Grace Kelly, “o título do livro não reflete somente essa condição física de isolamento, mas um mergulho mais profundo nas emoções, em reflexões mais filosóficas sobre a vida. São versos carregados de humanidade, sentimentos, memórias, esperança e muito amor, tanto pelo próximo quanto pela natureza”, conclui.

Três alunas do Colégio de Aplicação João XXIII tiveram seus textos selecionados para a publicação que tem ilustrações de Renata Prado: Dandara dos Santos Bezerra Perez, Luara dos Santos Bezerra Perez e Valentina Baptista e Reis. Clarice Reis Faria, irmã de Dandara e Luara e filha da professora Carol Bezerra, completa o time de escritoras mirins premiadas pela editora Guismofews.

A cerimônia de premiação acontece neste final de semana em São Paulo, seguida por uma roda de conversa com os autores e sessão de autógrafo. 

O livro estará disponível no site da editora @guismofews (https://guismofews.com.br/)