noiteA antologia “A noite carrega o dia” surgiu de uma atividade remota, proposta pela professora de português Lucilene Hotz, para os alunos do primeiro ano do ensino médio. De acordo com a professora, o objetivo do estudo era estimular uma reflexão sobre a vida e seu sentido/valor e teve início com a análise do poema de Ferreira Gullar, Dois e dois: quatro. “Como atividade, pedi aos alunos que criassem uma releitura do poema, propondo uma paródia relacionada à pandemia -A noite carrega o dia em tempos de pandemia.” Ao ver a qualidade dos poemas, Lucilene decidiu reunir as releituras discentes em uma antologia.

Os alunos organizaram o lançamento via Instagram. Criaram uma comissão de trabalho, coordenada pelo aluno Érico Barbosa, do 1A, e fizeram um vídeo com imagens, declamações e músicas cantadas por alunas do primeiro ano, que foi lançado na página @ideia_e_vida em comemoração ao Setembro Amarelo.

Érico explica que o trabalho ajudou a resgatar a esperança em dias melhores: “Acho que fazer uma paródia desse poema relacionando a situação global que estamos vivendo foi uma forma muito boa e muito legal de soltar a “revolta” que estava em mim por conta dos poucos cuidados que a população brasileira vem tomando com relação à pandemia, além do pouco amparo do governo  às pessoas mais pobres que foram as mais atingidas pela Covid.”

Como a recepção foi muito boa, a professora sugeriu que os leitores da coletânea escolhessem um poema e fizessem um elogio ao autor e ao texto, criando uma corrente do elogio. O resultado dos trabalhos pode ser conferido aqui

Leia o livro e mande também um elogio.