Alunos do programa da Residência Docente da UFJF, organizado pela PROGRAD em parceria com o João XXIII, participam  do seminário de encerramento das atividades da primeira turma do projeto na Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro.
Os trabalhos, conferência e mesas de debate acontecem inteiramente on line, transmitidos pelo canal da Residência Docente da UFJF no YouTube, e a programação pode ser encontrada no Instagram @rdocente.ufjf. Ao todo, onze defesas serão realizadas nos cinco dias de evento.
seminarioA conferência de abertura foi ministrada pela Profª Drª Lucília Augusta Lino (UERJ) que trouxe uma reflexão sobre as proposições de resistência aos desmontes e descaminhos no cenário político atual. No primeiro dia do evento, os professores Dr. Jorge Luiz Marques (Colégio Pedro II) e Drª Magali Silvestre (UNIFESP) compartilharam experiências de Residência Docente em outras universidade e colégios. As lives estão disponíveis para acesso no canal do YouTube.
A Residência Docente da UFJF é um programa de formação continuada criado nos moldes da residência médica e multiprofissional, com carga horária de 60 horas semanais, que associa a imersão no cotidiano escolar, acompanhando projetos de pesquisa, ensino e extensão, além da própria administração escolar, com um curso de especialização, envolvendo teoria aplicada.
Segunda a professora Isabela Lima, uma das coordenadoras do evento, o seminário foi pensado para ser algo que envolvesse as famílias e marcasse a conclusão dos trabalhos, ainda que de forma não presencial. Com o apoio das professoras Juliana Maddalena, Renata Caetano, Angélica Cosenza, das residentes Catielen Castro e Ana Carolina Costa e do bolsista João Vitor Cardoso, a experiência tem sido gratificante, atraindo interessados não só do Brasil, como também de outros países da América Latina.
Uma roda de conversas com os residentes da primeira turma da UFJF e orientadores irá marcar o encerramento das atividades, na próxima sexta-feira (04/09).
Para assistir as defesas e participar da roda de conversa, é preciso fazer uma inscrição prévia pelo email: seminarioresidenciadocente20@gmail.com.