A peça, produzida pela Trupe do João e dirigida pelos professores Adriane Tomaz e Frederico Crochet, une diversas artes cênicas numa produção voltada para todas as idades e conta a história de José Datrino (1917 – 1996), o PROFETA GENTILEZA, como ficou mais conhecido. Um andarilho que circulou por mais de 20 anos pelo Rio de Janeiro, das praias à mais distante periferia, anunciando sem cansar: “Gentileza gera Gentileza”.

Nos pilares do viaduto do Caju, na entrada da cidade do Rio de Janeiro, escreveu em 56 painéis, seus pensamentos sobre gentileza, natureza, amor, espiritualidade e os males do capitalismo, formando assim, um grande livro urbano, contornado pelo verde e amarelo da nossa bandeira.

Em um mundo que parece carecer cada vez mais de GENTILEZA, o espetáculo faz uma homenagem a esse emblemático personagem real de nossa história.

O elenco é composto por de 120 pessoas,  com idades a partir de 6 anos,  que são alunos e alunas dos projetos de extensão intitulados: Dança na escola, Iniciação às atividades circenses e Aprofundamento nas atividades circenses. Fazem parte da produção os bolsistas, Vinicius Peres, Laura Brandão e Rafaela Novaes. Os figurinos são criação de Mariana Couto.

O espetáculo tem entrada franca. No dia 26 a apresentação é destinada aos convidados do elenco. Já no dia 27, é destinada majoritariamente aos estudantes e aos professores das redes públicas. Diversas escolas já fizeram solicitações de ingressos, preenchendo inclusive, toda lotação do Cine Theatro Central nesse dia de espetáculo.

De acordo com os diretores, o objetivo do espetáculo é contribuir para o enriquecimento artístico-cultural das crianças e jovens de Juiz de Fora e região.