O V Batizado e Troca de Cordas Capoeirando acontece no Dia da Ação e Consciência Negra, 20, ás 19h, na quadra do João XXIII.  A programação é gratuita e inclui um show cultural do grupo União Cultural de Capoeira (UCCAP), trazendo a performance de diversos capoeiristas de Juiz de Fora. A cerimônia de graduação e batismo na capoeira também será agraciada pela apresentação dos alunos do projeto de extensão “Capoeirando no João” e pela realização de uma roda de jongo, conduzida pela professora Carolina Bezerra.

O evento é organizado pela professora de Educação Física, Mônica Andrade, como uma homenagem à Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros na luta contra o sistema escravocrata no Brasil, e  proporciona um momento de confraternização com os familiares e amigos, que poderão acompanhar a evolução dos alunos na modalidade.

O Batizado é um rito tradicional que marca a conquista da primeira graduação na modalidade pelo aluno, progresso alcançado com dedicação e aprendizado. De acordo com a tradição, um batizado é conduzido por um capoeirista experiente, para isso, contaremos com a presença do Mestre Christiano Brum, da UCCAP. A cerimônia de troca de cordas é o marco da conquista de mais uma etapa de aprendizado, que é representada por uma cor de corda.

O Projeto de Extensão Capoeirando no João, coordenado pela professora Mônica, tem como principal objetivo possibilitar aos alunos da graduação em Educação Física (bolsistas) e aos alunos beneficiados pelo projeto de extensão o contato e o estudo desta expressão e manifestação artístico-cultural de origem afro-brasileira, buscando novas possibilidades e sentidos para o movimento corporal através da prática da capoeira.

arte batizado