Os alunos do colégio estão em um intercâmbio na escola Mariagerfjord Gymnasium, na Dinamarca, durante 15 dias. O objetivo é proporcionar aos estudantes o aperfeiçoamento do inglês e do conhecimento cultural em diversos aspectos.

A despedida do Brasil, no dia 18, foi repleta de emoção, sorrisos e muitos abraços entre colegas e familiares. O ônibus com os estudantes saiu do colégio com destino ao aeroporto, no Rio de Janeiro, para o embarque no avião.

O professor de inglês, Marco Aurélio Mendes, e a professora e chefe do Departamento de Ciências Naturais, Fabiana Andrade, são os responsáveis por acompanhar os jovens nesta experiência.

Em fevereiro, os alunos da escola Mariagerfjord Gymnasium vieram para o Brasil e ficaram nas casas dos alunos do João XXIII. Agora, são eles que acolhem os alunos brasileiros. A aluna Larissa Melo Cunha, 2° ano do ensino médio, será acolhida pela família da dinamarquesa  que ficou em sua casa. “A escola sempre nos incentivou a aprender o inglês. Desde o sétimo ano que me preparo para o intercâmbio, sempre com muito apoio da minha família e dos professores. Espero aprender e me divertir muito.” conta Larissa. A mãe da aluna, Cristiane Melo, expressou o orgulho que sente da filha e espera que a aluna aproveite para aprimorar seu inglês e viver boas novas experiências.

A diretora Eliete Verbena, em uma fala durante a partida dos estudantes, destacou a participação do Colégio em um Programa de Intercambio Internacional da UFJF, enfatizando os seus aspectos pedagógicos e culturais. Falou da importância desta experiência na formação de cada estudante e para a instituição, desejando sucesso a todos.

Programa de Intercambio Internacional do Colégio João XXIII

O programa oferece 25 vagas e dez bolsas remuneradas para a Dinamarca. Os alunos selecionados ficam até um mês estudando na Mariagerfjord Gymnasium, na cidade de Hobro. A instituição mantém convênio de intercâmbio com a UFJF e também envia alunos para passarem um tempo como alunos do Colégio de Aplicação. O intercâmbio internacional, firmado entre o João XXIII/UFJF e a Dinamarca, é um dos únicos no país voltado para a Educação Básica e abre importante espaço de aprendizado e interação.