As visitas fazem parte da programação da Semana de Ciências e Matemática 2019. Cada turma , a critério da proposta do professor, com base nas expectativas e trabalhos desenvolvidos, teve a oportunidade de seguir uma das trilhas sugeridas pelos Jardim Botânico.

A professora Thamiris Dornellas explica que optou pela trilha da “Diversidade vegetal e etnobotânica” porque a Semana de Ciências e Matemática desse ano voltou a trabalhar o tema sustentabilidade dando sequência as reflexões já propostas  do ano anterior. “Desta forma alimentamos reflexões sobre assuntos emergentes com a destruição da Amazônia, uso de agrotóxicos e outras questões ambientais”.

O roteiro explora a diversidade vegetal e os saberes populares associados as espécies nativas da flora brasileira. Quando o assunto é diversidade, os alunos monitores dos cursos de ciências sociais aplicadas e ciências biológicas da UFJF que acompanham as visitas enfocam principalmente os saberes indígenas, quilombolas, campesinos e tradicionais associados. Um dos objetivos é desmistificar os saberes “não acadêmicos” e a importância deles para a compreensão da nossa relação com o meio ambiente.

Durante a visita os alunos receberam informações sobre a história da criação do Jardim Botânico e, ao longo do percurso, conheceram algumas espécies de árvores, frutas e flores que são ricas em diversidade e que que fazem parte da memória afetiva de muitas famílias. Espécies como o pimenta de macaco, uma especiaria muito apreciada em temperos; a árvore sabão de soldado, cujo fruto tem propriedades higiênicas; e o angico vermelho que pela composição química utilizada em cortumes, tem importância histórica para a Mata do Krambech.

O passeio de pouco mais de 2horas, terminou com um lanche coletivo e um boa prosa. O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora possui cerca de 400 espécies nativas da Mata Atlântica. A visitação é gratuita e aberta ao público em geral e a grupos escolares.