As turmas dos 9º anos tiveram a oportunidade de estrear o jogo “Na Trilha da Energia” idealizado pela professora de ciências Erica Dias e o bolsista Matheus Nogueira. A atividade aconteceu na sala de Oficina Literária e contou com muito envolvimento e participação.
A dinâmica é voltada para as questões do meio ambiente e sustentabilidade. O jogo foi produzido no projeto de extensão chamado de “Ciência Lúdica” que conta com a participação dos professores do Departamento de Ciências Naturais. A intenção desse projeto é desenvolver jogos didáticos sobre diversos temas da área da ciência.
“Na Trilha da Energia” é o primeiro jogo produzido depois do desenvolvimento das ideias desses professores, tendo em vista, que outros jogos estão em fase de criação. O tema principal é a matriz energética brasileira e o intuito é de que os alunos conheçam as várias formas de produção de energia, tanto renováveis, quanto não-renováveis. A professora Erica Dias nos conta que a atividade tem o intuito de conscientizar e ensinar sobre as fontes de energia e impactos que elas causam.
É um jogo de tabuleiro que possui cartas com informações sobre as fontes de energia e os seus possíveis impactos socioambientais. Ao longo do trajeto o jogador desloca-se por regiões brasileiras aprendendo a como realizar o uso sustentável dessas fontes. A estratégia é um quesito relevante para vencer a disputa.
A professora Erica Dias nos contou que os alunos usaram os conhecimento advindos da sala de aula e também da vivência deles. “Eles estão recebendo bem o jogo porque é competitivo, estimula a participação deles e em termos de conhecimento também”.