O projeto de iniciação cientifica que compõe uma das ações do Arte em Trânsito foi selecionado para participar do Congresso Mundial realizado pela Sociedade Internacional de Educação Através da Arte, conhecido como InSEA. O evento será realizado de 9 à 13 de julho,  em Vancouver- Canadá, e aborda o tema: “Fazer: Como está sendo compreendido em todas as dimensões da Arte-Educação no século XXI?”. O projeto de iniciação científica submetido à participação no evento, “Residência Artística na escola”, é coordenado pela professora Renata Caetano e pela Bruna Tostes, doutoranda da Faculdade de educação da UFJF. O objetivo do trabalho é oferecer campo de pesquisa para alunos da graduação e propor um espaço para que se observe na prática o processo de criação de artistas no espaço escolar, entre outras questões. O intuito também é ampliar a prática da residência artística para além dos museus, centros culturais e demais instituições artísticas específicas, trazendo-os para um diálogo com o ambiente escolar e a comunidade.

O projeto de iniciação cientifica teve início em 2016, inspirado pelo trabalho da artista Fernanda Morais durante A Mostra Cultural Arte em Trânsito na qual ela criou bordados em uma das escadarias do colégio. A convidada solicitou a participação dos alunos na elaboração de uma parte da obra. A partir deste momento, as coordenadoras começaram a observar a importância da interação do artista com os alunos. “Esse contato extrapola o ensino de arte feito em sala de aula e cria outra forma de se ensinar e aprender arte”, conta Renata.

 

O InSEA

O congresso realizado pela Sociedade Internacional de Educação Através da Arte, oferece workshops, sessões de apresentações de trabalhos e experiências de campo, proporcionando assim, reflexões sobre o “fazer” na Arte-Educação. O evento deste ano busca analisar o fazer artístico no século XXI e se divide em 4 sub-temas:

 

Local : Como criar essa consciência impactando a Arte-Educação, particularmente em uma era em que a migração, a imigração e o status de refugiado mudam nosso senso de localização?

Indigenizar: Quais são as possibilidades e implicações para a arte nativa na Arte-Educação em um contexto de aprendizagem inclusiva?

Identidade : Como podemos descrever identidades híbridas e repensar nossas práticas como resultado?

Experimento : Que relações existem entre riscos artísticos e pedagógicos, fracassos, sucessos e práticas estabilizadas/desestabilizadas?