A participação do lutador em conversa com alunos do 2º ano do Ensino Médio do CAp João XXIII está relacionada aos estudos sobre o conteúdo da cultura corporal denominado lutas, abordado na disciplina Educação Física. O MMA foi a modalidade escolhida como temática das aulas das turmas do 2° ano, no segundo trimestre.
Durante a interação com o atleta Felipe Silva, os alunos fizeram perguntas e tiraram algumas dúvidas sobre a luta. Felipe contou um pouco mais sobre sua rotina e explicou como acontece a preparação de um atleta de alto nível. Ele tem experiência como lutador do evento UFC e agora integra o BRAVE, evento de grande investimento que surge nos Emirados árabes.
Segundo a professora Mônica Andrade a presença do lutador tem uma grande importância no aprendizado e compreensão do conteúdo proposto. “Apresentar para os alunos todas as contradições que existem para além do campo das aparências, conseguir olhar para essa manifestação que é tão presente hoje na nossa cultura, que é tão próxima da vida do adolescente mas de uma forma de desmistificar, de avançar para além do senso comum”, diz.
O estudante Luis Felipe destacou a importância da atividade: “Gostei muito e foi um assunto que eu não tinha muito conhecimento. Eu também consegui aprender muitas coisas que não sabia sobre a luta e evento”.
Felipe Silva agradeceu a oportunidade, elogiando a participação e o interesse dos jovens: “Foi muito interessante, foram feitas perguntas que há algum tempo a gente não ouvia, e que precisamos parar para poder pensar e raciocinar um pouco sobre o assunto. Pra mim foi uma experiência incrível estar aqui com essa meninada, falando um pouco sobre o esporte (MMA) e sobre a minha história”.