O CAp João XXIII abre o mês de junho com a realização da semana ” Arte Memória e Re- Existência”  trazendo a  Feira Literária(FLIJ) e a Semana de Ciências Humanas, pela primeira vez juntas, com uma extensa programação de atividades entre os dias 01 e 08 de junho.

Para a abertura, estão programadas para os alunos do primeiro segmento  atividades no Campus da UFJF e  para os demais segmentos um evento no colégio João XXIII.

A  “Pedalada Literária”a partir das 9 horas da manhã no campus da UFJF. Os interessados devem ir acompanhados por um responsável e levar suas bicicletas, patinetes, skates e patins para aproveitar a atividade ao ar livre.  Os organizadores convidam os alunos a irem caracterizados ou com algum objeto que represente um personagem favorito do mundo da imaginação.  Durante o circuito serão realizadas paradas nas “estações de leitura” para a leitura dos livros levados pelos participantes. É recomendado levar lanchinhos leves e garrafinhas de água para manter a  hidratação e  a energia.

A programação no Colégio de Aplicação acontece a partir das 8h da manhã, com a montagem do “Memorial da Re-Existência” no centro de Ciências. O objetivo é divulgar diversas manifestações coletivas através de fotografias e textos produzidos com a contribuição de alunos e professores. Além de transmissões da Rádio Re-Existência com músicas que abordam questões sociais e do período da ditadura. Em seguida, estão programadas apresentações do grupo Lado B e da rapper Laura Conceição, com participação de Duda Masieiro. Simultaneamente, Nathalia Medina realizará um  grafite em homenagem ao músico Evaldo dos Santos, inspirado em um bate papo com os alunos dos 6os anos.

De acordo com a comissão organizadora, essa será uma semana de muita arte, memória e Re-Existência. “As grandes conquistas democráticas e sociais foram com lutas pacíficas e cruentas, greves, paralisações, renúncias, revoluções das grandes às pequenas, arte, muita Resistência e Re-Existência. Duramente conquistadas por mulheres e homens, pessoas apaixonadas pela humanidade e pela igualdade, que ousaram questionar, mudar, protestar, revolucionar, seja através de lutas, das mais diversas, seja através da ciência e da arte: musica, teatro, poesia, literatura, cinema, fotografia…com alegria, lágrimas, talento e confrontos” afirma a comissão.

Para a diretora Eliete Verbena, “A proposta da semana é extremamente instigante e envolvente, considerando o contexto que temos vivido, por associar a ideia da arte, da memória e perspectiva de resistência constante”.

Veja a programação completa aqui.

Adobe Photoshop PDFIMG_0730IMG_0830IMG_0798IMG_0702IMG_0692IMG_0675IMG_0711IMG_0752