As provas da 1ª fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foram aplicadas nesta terça-feira(21/05), em todo país. Duzentos e sessenta alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CAp João XXIII, além da Educação de Jovens e Adultos ( EJA), participam das olimpíadas este ano.

A OBMEP acontece em duas etapas, a primeira objetiva, com 20 questões abrangendo diversos níveis de dificuldade e com duração de 2h e 30 min. A segunda discursiva, com 6 questões e duração de 3 horas. Os selecionados para a 2ª fase conhecerão o resultado no dia 5 de julho. A prova será realizada em 28 de setembro.

Alunos, professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação serão premiados pelos melhores desempenhos nesta edição. No total, as olimpíadas irão contemplar 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Em busca de incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico, todos os alunos medalhistas receberão convites para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr. ).

A OBMEP é um projeto nacional voltado às escolas públicas e privadas, realizado desde 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

IMG_6872editada IMG_6873(editada) IMG_6875editada IMG_6877editada IMG_6878editada IMG_6881editada