O CAp João XXIII recebeu o ex-aluno Arthur Valente, atual gestor da Área de Proteção Ambiental Mata do Krambeck, em uma palestra sobre as unidades de conservação do Brasil e seus benefícios. O objetivo foi compartilhar com os alunos a importância das ações de conservação em áreas florestais para o ecossistema e sua influência na saúde da população que vive no entorno. Também foi mostrado aos estudantes, formas de divulgar e contribuir com o trabalho de preservação.

  A Ágoras “Contato com a Natureza”, disciplina de curta duração coordenada pelo psicólogo José Francisco Fernandes Junior e pela professora Raquel Pinheiro, acontece trimestralmente no João XXIII, destinado aos alunos do Ensino Médio. “O objetivo é proporcionar experiências na natureza, desenvolver hábitos saudáveis e trabalhar a qualidade de vida e a saúde mental dos estudantes, além de oferecer vivências fora do ambiente escolar”, explica Júnior.

  Segundo Arthur, o contato direto com os alunos permitiu mostrar a importância das unidades de conservação. Para o doutor em engenharia florestal e analista ambiental do IEF,  essa oportunidade de compartilhar a perspectiva de trabalho de um ex aluno do colégio pode servir de inspiração para os mais novos, na busca pela própria vocação.

  A coordenadora Raquel destacou a importância de receber um especialista para compartilhar conhecimentos técnicos e acadêmicos de preservação do meio ambiente. “As experiências e memórias do ex-aluno do colégio contribuíram para estimular o interesse de todos. Foi um grande prazer tê-lo conosco. Ele trouxe informações muito conscientes sobre as áreas de preservação no país e da importância da conscientização a esse respeito. Os alunos gostaram bastante“, conclui.

 

IMG_6071 IMG_6084 IMG_6087 IMG_6096