O Colégio de Aplicação João XXIII divulgou a relação de aprovados no processo seletivo do projeto “Aluno Assistente”.  Noventa  e sete alunos inscreveram-se para concorrer a vinte vagas nas seguintes áreas e projetos: Vivências em arte educação; Organização administrativa e atendimento ao público; Ler e Escrever na escola; Coordenação do Ensino Fundamental I, aluno assistente na biblioteca; Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Processo de aquisição de língua inglesa entre crianças com necessidade especiais , Famílias de baixa renda e situação de vulnerabilidade social no 1º ano do Ensino Fundamental I; O uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de espanhol ; Trabalhando com a matemática no 1° ano do Ensino Fundamental ; e Apoio pedagógico à Educação Física  do Ensino Fundamental I.

A seleção contou com uma estratégia diferente este ano, sendo realizado um questionário de inscrição seguido por uma auto apresentação do aluno. Nos anos anteriores o sistema de seleção era composto por uma prova de redação, entrevista individual e um questionário. O resultado está disponível na secretaria da Colégio. Os bolsistas selecionados deverão cumprir jornada de 8 horas semanais de bolsa, com direito à remuneração de R$220,00.

O projeto é coordenado pela equipe do NAE e pelos professores e TAE proponentes de projetos. A orientação dos bolsistas é realizada pelo professor ou técnico administrativo responsável em cada setor. As atividades serão definidas de acordo com as afinidades e habilidades dos alunos, além de compatibilidade com seus horários de aula e estudo. Segundo a coordenadora Ana Vargas “o projeto busca atender alunos que possam se beneficiar de um acompanhamento específico e uma permanência prolongada na escola, por meio de atividades educativas orientadas que possam colaborar com seu desenvolvimento pessoal, educacional e social.”

A diretora Eliete Verbena reafirma a importância do projeto na formação do estudante em termos de conhecimentos específicos em alguma área e em outros aspectos. “É importante destacar o trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Escolar junto a esta proposta, buscando sua melhoria a cada ano”, acrescenta.

O “Aluno Assistente” acontece desde 2009 e está previsto na RESOLUÇÃO Nº 14/2017 que Dispõe sobre o Programa de Assistência ao Educando no âmbito do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, aprovado pelo CONSU em 24 de abril de 2017.

Confira o Resultado Final.