O Colégio de Aplicação João XXIII realizou na última semana, a eleição para a Coordenação do Ensino Fundamental II. As professoras Márcia Cristina Meneghin e Anne Torres foram eleitas coordenadora e vice coordenadora, respectivamente. Anne explica que a candidatura foi incentivada pelos colegas de profissão, e elas entenderam que era uma oportunidade de contribuir com a escola e vivenciar novas experiências.
A nova gestão busca um mandato pautado na colaboração e diálogo. “A proposta é trabalhar em conjunto e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela coordenação dos outros segmentos. O desejo é que todos falem a mesma linguagem e possam contribuir para uma escola melhor”, diz a vice coordenadora Anne. O lema da gestão para incentivar o bem estar e a harmonia do coletivo é “Gentileza gera gentileza: gera respeito, gera direitos e gera deveres”.
Um dos desafios apontados pela coordenação é a disciplina. Segundo as coordenadoras, a escola possui alunos de diversas idades e os mais jovens têm dificuldade de compreender de forma mais profunda, o regimento da escola. Portanto, é importante esclarecer para os alunos essas normas e mostrar de que forma elas agregam a suas vidas. “A escola não funciona sem disciplina e colaboração. É um desafio conseguir que os alunos respeitem as regras e entendam a importância delas, tanto para o desenvolvimento deles quanto para a convivência em um ambiente coletivo”, conclui a coordenadora Márcia.
A coordenação também tem como foco pensar questões curriculares e pedagógicas, valorizar os trabalhos coletivos, colaborar com a formação de professores e fortalecer a relação com os alunos e suas famílias. “Vamos discutir junto com os professores as alterações necessárias para o bom desenvolvimento da escola”, diz Anne.