O evento teve início com um jogo de vôlei entre alunos do 7º período  da graduação da Faculdade de Educação Física (FAEFID) da UFJF. Os alunos dos 5° anos do João XXIII acompanharam com empolgação e puderam observar as técnicas da prática esportiva que fazem parte do conteúdo apresentado em sala de aula.
Em seguida foram realizadas diversas partidas entre os alunos do colégio. Divididos em equipes, eles jogaram entre si  na modalidade tradicional e no vôlei sentado – desenvolvido para a inclusão de pessoas com deficiência física relacionada à locomoção.
Essa foi a primeira vez que o evento recebeu um time convidado. Segundo Adriane Silva Tomás e Mônica Maia de Andrade, professoras responsáveis pelo evento, a intenção de trazer uma equipe com maior domínio técnico foi dar oportunidade aos alunos de observar o funcionamento de uma partida, bem como a aplicação de regras e técnicas mais elaboradas.
O Festival  de Esportes é uma atividade de culminância do trabalho pedagógico envolvendo o estudo desse conteúdo nas aulas de Educação Física e conta com o auxílio dos bolsistas de Treinamento Profissional, Tadeu e Tiago e os bolsistas de Monitoria Júnior, Felipe e Juan. Para além do jogo de exibição, o objetivo maior do Festival é proporcionar aos alunos o contato com o esporte sistematizado, suas técnicas e fundamentos, além de permitir aos professores observar como os alunos têm se apropriado do conteúdo ensinado. O Festival acontece duas vezes ao ano, sendo que a primeira edição é voltada para a prática do Vôlei e o segunda ao Handebol.
O aluno Dhiego de Souza Brugger acompanhou um jogo de vôlei ao vivo pela primeira vez e compartilhou a sensação ” Foi muito legal! A única vez eu tinha acompanhado um jogo foi pela televisão”.

Michel Machado está cursando o 7° período do curso de Educação Física na UFJF  e é ex aluno do CAp João XXIII. Ele comentou como foi gratificante retornar a esse ambiente para mostrar aos alunos o que é ensinado na graduação. “Um jogo de exibição é fundamental para a gente poder mostrar os detalhes técnicos e o comportamento em quadra em um jogo coletivo. Acredito que foi uma experiência engrandecedora para eles,assim como foi para nós”, conclui.