Os alunos do Ensino Médio do Colégio João XXII e Educação Jovens e Adultos (EJA) participaram nesta segunda-feira da primeira fase do exame de Proficiência em Língua Inglesa. As provas têm objetivo de avaliar as competências de cunho pedagógico na língua e, para os alunos que tenham a partir da idade mínima de 16 anos completos, o exame é referência e pré-requisito para participar do processo de seleção no Projeto de Intercâmbio com a Dinamarca.

A primeira fase aconteceu às 15h no Anfiteatro do Ensino Médio e consistiu na realização de uma prova escrita, que examinou conhecimentos de vocabulário,interpretação de texto e estrutura gramatical da Língua Inglesa, além do desempenho escrito, por meio de uma redação. Aproximadamente,  90 alunos fizeram a prova que totaliza 60% da pontuação total.

O exame tem continuidade do dia 12 ao 15, na parte da tarde, com a prova oral, também no prédio do Ensino Médio, segundo escala estabelecida após a prova escrita. Os alunos serão avaliados individualmente por uma banca de professores do João XXIII, atingindo os 40% restante da conclusão do exame.

Os estudantes que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% recebem certificação da prova de proficiência, válida por 2 anos, e podem se inscrever para o processo de seleção para o intercâmbio. Após a fase de provas, os alunos iniciam as etapas de processo seletivo, em que serão levados em conta critérios como a média de Rendimento Escolar, participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no âmbito da instituição e entrevistas e apresentações, de caráter classificatório.

Segundo Marco Aurélio, professor de Inglês do colégio e presidente da comissão organizadora do Projeto, a prova de proficiência é baseada nos conteúdos aprendidos durante a jornada no colégio e é o estímulo que motiva os alunos a tentarem o processo seletivo de intercâmbio. “Além disso, a prova de Línguas em si, também é uma forma de mostrar a relevância do ensino da Língua Inglesa no João XXIII, que torna possível a ida dos alunos à Dinamarca e garante um bom desempenho durantes atividades por lá, principalmente na comunicação”, ele completa.

Marco Aurélio afirma também que a expectativa dos alunos é alta: “Eles se preparam desde o 1º ano do Ensino Médio para a prova. E o interesse não é somente para a viagem à Dinamarca, mas também para futuramente hospedarem os dinamarqueses em suas casas, o que mostra que conseguimos realmente cativar o aluno e mostrar a ele o real significado do intercâmbio: a troca de experiências.”

Os alunos dinamarqueses chegam Colégio de Aplicação no dia 1º de abril, onde vão participar de uma série de atividades na escola e também na cidade de Juiz de Fora, visitando pontos turísticos e conhecendo a cultura brasileira. Já a data de ida dos alunos do João XXIII ao país europeu está prevista para o mês de setembro.

O edital completo para o Intercâmbio com a Dinamarca 2019 pode ser acessado AQUI.(https://www2.ufjf.br/internationaloffice/editais/pii-joao/)