Com o objetivo de proporcionar um aprendizado diferenciado sobre temas que vão além dos tradicionais vistos em sala de aula, O CAp João XXIII oferece trimestralmente disciplinas de curta duração (carga horária de 10 horas) exclusivamente para alunos do Ensino Médio, sobre os mais variados temas.
Disponíveis desde 2015, às Ágoras são realizadas no período da tarde e serão 20 ao todo neste ano. Para já estimular os alunos, uma mostra com todas as oficinas aconteceu na quinta-feira(21).
Nela, os professores puderam explicar um pouco mais sobre os temas que serão abordados e os alunos tiraram suas dúvidas. Cada estudante deve optar pelas três que mais se identificar, para cursá-las durante o ano. As aulas estão previstas para começar a partir do dia 25/03.
Dentre as mais procuradas, encontra-se a Ágora “Contatos com a Natureza” ministradas pelo TAE e psicólogo do Núcleo de Apoio Escolar , José Francisco Fernandes Júnior, e pela professora Raquel Pinheiro. A oficina visa aliviar o estresse que alunos do Ensino Médio passam por meio de vivências em áreas verdes e em ambientes naturais. Para isso, os orientadores promovem atividades internas e também externas como a Trilha da Aroeira (6km) e a do Tostão que conduz ao Morro do Imperador (4km).
Para o coordenador do Ensino Médio, Silvio Ivanir de Castro , as Ágoras são formas de enriquecimento curricular e pessoal. “Os alunos têm liberdade para escolher o que querem aprender. Os conteúdos trabalhados nas oficinas não fazem parte do currículo tradicional. Essas atividades, além de serem divertidas, complementam e garantem a qualidade do ensino”.
O aluno do 3º ano C, Carlos Eduardo Rocha, reconhece a importância da abrangência temática das Ágoras. “ Todas as atividades nos capacitam para viver na atualidade. Adquirimos conhecimentos que vão de sustentabilidade à gestão de dinheiro e gestão emocional. É um privilégio obter tanto conhecimento. Eu gosto muito das Ágoras de Robótica, mas sempre estou aberto para outros temas. Uma que eu me interessei, por exemplo, retrata o estudo da vida, dos fósseis”.
Confira o horário das Ágoras disponíveis este ano: AQUI