A cerimônia de lançamento da Série “Diários da Professora Bela: o segredo” aconteceu no setor infantil da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, na quinta-feira(21). O conto infantil escrito pela professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, Lauriana Paiva, tem como objetivo incentivar a leitura e inspirar pequenos escritores. Com uma linguagem simples e agradável, a coleção apresenta os segredos da professora Bela e vem acompanhada de 15 projetos de extensão pautados no letramento literário, que marcam os 15 anos de docência da autora.

Durante o evento, Lauriana explicou que a coleção surgiu de experiências vivenciadas em sala de aula e ressaltou a alegria de ver tantas crianças participando de um lançamento de livro. Como prometido, a docente revelou um dos segredos da personagem que está relacionado à sua identidade. “Na verdade, Bela é uma fada do mundo da leitura. Ela estava perto dos primeiros escritores da literatura infantil, os que escreveram grandes clássicos como os ‘Três Porquinhos’, ‘Chapeuzinho Vermelho’. Quando saí dos livros para contar suas histórias, percebe que, no mundo dos humanos, a escola é o espaço em que as crianças se reúnem para escutar contos. Então ela se forma para ser professora e, bom, para saber mais é só acompanhar os próximos volumes”.

A ilustradora Júlia Itaborahy ressalta que dar vida ao projeto foi mágico. Ela destaca que se encantou pela história e buscou referências das histórias que marcaram sua infância e, consequentemente, a inspiraram na escolha profissional. “Como são livros infantis pensei em ilustrações bem coloridas que se encaixassem no mundo encantado de Bela. Espero que as crianças se aventurem com a personagem pois a leitura abre a mente, perpetua o conhecimento e estimula a imaginação e criatividade”.

A programação também contou com um bailinho de carnaval para crianças que reuniu muita animação e fantasias dos mais diversos personagens. Para a coordenadora de projetos de incentivo à leitura da Biblioteca Municipal, Margareth Marinho, a iniciativa serve para estimular o gosto pela leitura e habituar as crianças no ambiente literário. “A biblioteca tem que ser viva e agradável. Temos que nos adaptar e inovar para alcançar às novas gerações. O retorno é visível.”.

“É uma satisfação acompanhar projetos que incentivam o crescimento intelectual e literário dos alunos. Essa é uma contribuição que transcende os muros da escola, mas carrega os ideais da educação que primamos na instituição” afirma a Diretora de Ensino do CAp.João XXIII, Margareth Pereira.

Cissa Ronzani comenta que ama ler e que ficou muito empolgada com o lançamento da série. “Sempre faço vídeos sobre livros, um dia vou escrever um, mas hoje vou entrevistar a Lauriana para o meu canal com dicas de leitura no YouTube. Estou ansiosa e animada”. A mãe, Fabiana Andrade, complementa que o ambiente pode contribuir para o amor ao universo literário mais do que, talvez, o próprio livro que pode aparentar não ser tão atrativo.

Alessandra Nunes, mãe do aluno do CAp João XXIII Arthur Nunes, destaca que o filho ficou muito empolgado para participar da festividade e que o Bailinho foi um dos pontos mais atrativos. “Como responsáveis temos que incentivar a leitura desde pequeno. A iniciativa em participar partiu dele. Ele se fantasiou e, pela primeira vez, participou de uma noite de lançamento. Quando chegamos, a primeira atitude que ele teve foi de adquirir o livro”.

Em breve, será lançado um Concurso de Redação da Professora Bela. Os premiados terão seus textos publicados em um livro e ganharão medalha. Acompanhe as informações através da rede social Instagram: @professora_bela.