O Colégio de Aplicação João XXIII realiza entre os dias 12 a 30 de novembro o evento UBUNTU: Ação e Consciência NEGRA. A palavra UBUNTU, existente nas línguas zulu e xhosa, faladas na África do Sul, significa “sou o que sou pelo que nós somos”, que exprime a convivência social organizada pela fraternidade e colaboração entre os seres humanos.

Serão realizadas rodas de conversas, palestras, oficinas, mostra de cinema, exposições fotográficas e artísticas para celebrar o Mês da Consciência Negra, com intuito de homenagear Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou para a libertação do seu povo contra o sistema escravocrata, por meio da fundação de um quilombo.

O propósito do evento é dar continuidade às atividades realizadas pelos alunos do Colégio ao longo dos anos, além de aprofundar conhecimentos sobre a cultura negra, conforme prevê a implementação da Lei 10.639/03, sobre o tema da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A série de atividades acontecem no ambiente escolar e pretendem valorizar a herança cultural dos povos africanos trazidos para o Brasil, fator que faz parte do Patrimônio Material e Imaterial de todos os brasileiros.

Para conferir a programação completa acesse aqui.