Alunos e professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão, denominado Colégio Universitário(COLUN), visitaram o CAp. João XXIII no final do mês de outubro. Eles participaram da sexta edição da Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (FEBRAT) em Belo Horizonte(MG) e aproveitaram a oportunidade para conhecer o colégio e apresentar suas pesquisas.

Os coordenadores do Ensino Fundamental II e Médio, Nelson Faria e Silvio de Castro, apresentaram as dependências da instituição e falaram sobre o funcionamento das Àgoras. Mostraram o projeto de robótica, a galeria de artes e esclareceram dúvidas a respeito da dinâmica e funcionamento da unidade de ensino. À tarde, alunos e professores visitaram o Centro de Ciências da UFJF.

Para Sílvio, o intercâmbio viabiliza a troca de conhecimento e  promove a união e o crescimento entre os colégios de aplicação. “Tanto alunos quanto professores ganham com a troca de experiências. Esse processo é importante para o fortalecimento da instituição e para o desenvolvimento da educação”, explica.

De acordo com a professora de artes visuais do Colun, Beatriz de Jesus Souza, visitar o João é um meio de estimular a formação de uma visão crítica. A experiência de conhecer outra instituição possibilita a troca de conhecimentos pedagógicos, técnicos e administrativos. “Os alunos têm a chance de experimentar outros ambientes, fazer contatos e conhecer pessoas. Através de realidades diferentes, o saber se fortalece e pode revolucionar o ensino, afirma”.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio do Colun, Arthur Santos , conquistou o primeiro lugar na categoria de Humanas na Febrat. Ele desenvolveu um trabalho sobre Produção de Mapas em 3D para Deficientes Visuais sob a orientação do professor de matemática, Leonardo Sousa de Morais. Segundo o estudante, estar no João é uma oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos. “ Por ser outro colégio de aplicação me sinto em casa. É como conhecer um irmão mais velho da família. Por terem o mesmo segmento de projetos, trocamos experiências que podem ajudar no avanço da ciência”, destaca.

Todos os projetos que concorreram na Febrat abarcaram diferentes áreas de conhecimentos. Trabalhos sobre artesanato e gênero, 50 anos de história do Colun, o jogo de xadrez como ferramenta de inclusão, contribuições do jogo de xadrez no desenvolvimento e habilidades cognitivas e Adaptação de Mapas com Canetas 3D foram apresentados às turmas dos 1º s anos do Ensino Médio.

 

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