Os alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental visitaram a Associação Municipal de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (ASCAJUF) como atividade que faz parte do projeto coletivo de trabalho que teve sua culminância na Semana de Ciências e Matemática do Colégio de Aplicação. O Projeto Coletivo de Trabalho cujo nome é “Espaço público, coletividade e o lixo” é uma iniciativa das professoras de Ciências, Fernanda Bassoli, e da professora de Matemática, Márcia Mendonça.
Em sala de aula, Fernanda aprofundou conhecimentos que trazem reflexões sobre os diferentes conceitos de sustentabilidade presentes na sociedade. Trabalhou vídeos sobre o consumismo, explicou a cadeia de produção de materiais e discutiu os problemas ambientais decorrentes da produção de lixo excessivo na sociedade contemporânea. Além disso, trouxe à tona a questão social como uma dimensão importante da sustentabilidade que, segundo a professora, tem ficado de lado: “as pessoas associam sustentabilidade só com a questão ambiental e esquecem da dimensão social; das pessoas que fazem parte do meio”, ela afirma.
Durante as aulas de matemática os alunos estudaram com mais detalhes como é feita a elaboração de uma pesquisa, suas metodologias, pesquisa de campo, entrevistas e análise dos dados coletados.
A partir disso, as turmas foram divididas em grupos e cada grupo trabalhou com vários temas. Realizaram entrevistas com funcionários da limpeza, fizeram levantamentos sobre a produção de lixo nos departamentos, corredores, salas de aula e em diferentes setores da escola, além de pesquisarem sobre o lixo e sustentabilidade de forma global e regional.
O objetivo inicial do projeto foi o de conhecer a realidade da escola, através da pesquisa matemática. A partir dela, foram apontados vários destaques que serão apresentados durante a Semana de Ciências e Matemática. Depois de detectados os problemas a ideia é encontrar soluções para os problemas no ambiente da escola, através de propostas de intervenção.
A proposta de levar um dos grupos para visitar a Associação surgiu para que vissem na prática as diferentes formas de atuar para tornar a escola mais sustentável, pensando nas três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental.
As professoras Márcia e Fernanda acompanharam a visita, juntamente com a pesquisadora Marilena. Na Associação, a fundadora do ASCAJUF, Vera Lúcia de Assis, e o filho vice-presidente, Werley Pereira, também conhecido como Portela, conversaram com os alunos sobre a vida de um catador, revelando as situações de preconceito que já sofreram e compartilhando as dificuldades que enfrentam. Além disso, explicaram e mostraram como é feito o processo de separação dos materiais, explicitando quais são os mais valiosos em termos de preços para reciclagem (papelão, garrafas pets e embalagens feitas de plásticos PEAD, como detergente, shampoo ou bacias, arrecadando R$1,75 o quilo).
Ao fim da visita os catadores ainda responderam dúvidas dos alunos e pensaram juntos em ideias para parceria entre Associação e a comunidade escolar. O objetivo envolve a conscientização em separar, armazenar e destinar de maneira correta todo o material que é jogado no lixo, cumprindo com a questão ambiental e contribuindo pra situação social.
Portela ressalta que o trabalho de trazer os alunos para conhecer o ambiente é importante para garantir que conheçam e vivenciem pelo menos uma parcela do trabalho que é praticado no ASCAJUF. Fernanda ainda completa: “Sentir os odores, ver e conversar com as pessoas que trabalham lá nos faz refletir sobre o destino do lixo e pensar na questão social das pessoas que sobrevivem da reciclagem”.
Márcia ainda reforça que pelos cálculos indicados por Portela, para reciclar todo lixo que a cidade produz deveriam haver pelo menos 20 Associações como esta. “Se isso não acontecer, brevemente não teremos mais espaços na cidade para fazer aterros sanitários, pois mesmo considerando os problemas acusados por este método, ele tem sido o principal destino do lixo produzido na cidade”. Destaca também que todos os processos de recebimento do lixo para ser reciclado, separação, prensagem, revenda e organização do espaço, envolve problemas de logística.
A visita no ASCAJUF permitiu que os alunos entendessem a relação direta da matemática com a questão da sustentabilidade: o volume e peso dos materiais, o espaço para armazenamento, preço oferecido por cada tipo de material, a divisão do lucro entre os funcionários, o percurso feito pelos catadores, o tempo de vida de cada aterro, entre várias outras questões. “É uma grande logística de conexões matemáticas”, explica Márcia.
Além dessas, outras atividades também foram realizadas no PCT como por exemplo as indicadas abaixo:
1) Presença dos alunos na peça Teatral “O Rio Que Queria Ser Mar”(Fórum da Cultura): O enredo aborda a poluição e seus efeitos e o texto procura conscientizar o público infanto-juvenil sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, a história chama atenção para problemas recentes, como o rompimento da barragem de Mariana, os danos causados pela chegada dos rejeitos ao Rio Doce e a epidemia de febre amarela.
2) Vídeo “A História das Coisas”: Discussão e resenha sobre a crise civilizatória que a sociedade está imersa. Apresentou-se também as relações entre os valores vigentes (consumismo, individualismo, etc) e os impactos sobre a saúde (física e psicológica).
3) “Reciclagem e Educação: Interlocuções Possíveis a Partir da Vivência em uma Associação de Catadores de Material Reciclável”: Resenha e discussão
4) Grupo de discussão sobre o tema via Whatsapp (professores, alunos, bolsistas e estagiários),
5) Elaboração de projeto de pesquisa por 12 grupos de alunos dos 8ºs anos. O projeto envolvia abordagem teórica e metodológica para pesquisa, autorização, pesquisa de campo, organização de dados, elaboração dos textos e resultados, 1ª apresentação do projeto para avaliação e montagem de Banner.
6) Elaboração de propostas de intervenção pedagógica: diálogo entre alunos, professores e gestores.
7) 2ª apresentação dos projetos dos grupos de alunos durante a semana de matemática e ciências com destaque para as 12 propostas de intervenção apresentadas por cada grupo.
Na segunda (03 de setembro), a autora do artigo trabalhado em sala de aula, Marilena Kaiser, foi ao colégio ministrar a palestra “Reciclagem para sustentabilidade: reflexões necessárias”. A pesquisadora abordou conceitos de aterro sanitário, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e como funciona a questão da reciclagem na cidade. Além disso, compartilhou com os alunos como foi a experiência de conviver com os catadores de lixo da Associação por dois meses, para a pesquisa de mestrado. Marilena apresentou também algumas contradições do discurso da reciclagem: o estímulo ao consumo, o impacto ambiental que alguns materiais geram ao serem reciclados, as condições de trabalho que os trabalhadores que separaram e destinam à indústria da reciclagem.
No dia 10, a Coordenadora de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara também foi ao colégio para conversar e explicar aos alunos como a coordenação de sustentabilidade faz o gerenciamento dos resíduos da UFJF. A coordenadora ressaltou com os estudantes a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos, abordando reflexões sobre o consumismo e a quantidade de resíduos que ele gera.
Rosana destaca que é importante tratar dessas questões no colégio, já que os estudantes são sensíveis aos temas de sustentabilidade: “Os alunos são os melhores multiplicadores dessas ações. Eles acrescentam com facilidade essas informações à sua informação, colocam em prática ações no seu dia a dia e de toda família, vizinhos e, certamente, levam isso para seu futuro”, afirma.
No fim da palestra, os alunos exporam os problemas que perceberam na escola e apresentaram propostas de solução que foram levadas à direção. Tais estudos geraram alguns frutos, como o providenciamento de lixeiras de separação de lixo orgânico e reciclável na escola, doada pela Paraíbuna de Papéis, e um coletor para armazenamento dos materiais recicláveis. Assim que os coletores estiverem cheios, o setor de Sustentabilidade encaminha para a Associação de Catadores, como uma política de doação da UFJF.
A partir disso, os alunos envolvidos no projeto também iniciaram um trabalho de visita em salas de aula para tratar da importância de falar sobre o tema, explicar o projeto, o que é lixo orgânico e reciclável. Segundo Fernanda, o objetivo é conseguir desdobramentos futuros em curto prazo, como a composteira (para fazer adubo orgânico) e horta na escola.
No sábado (22), os alunos apresentaram seus trabalhos em uma mostra no Colégio. Após as apresentações, os trabalhos serão levados à feira de ciências da UFJF, no Instituto de Ciências Exatas (ICE) para “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.