A exposição fotográfica “Entre o Brasil e a Dinamarca: Trocas Culturais e Construção de Memórias” foi destaque na Galeria do Colégio de Aplicação João XXIII entre os dias 24/08 e 14/09. A mostra exibiu imagens registradas nas viagens do intercâmbio entre os alunos do João XXIII e da escola dinamarquesa Mariagerfjord Gymnasium.

O objetivo dos diversos registros fotográficos é mostrar para o público as diferentes percepções que os alunos e professores dinamarqueses tiveram de Juiz de fora e os do João, de Hobro, na Dinamarca. Os alunos dinamarqueses fotografaram diferentes locais de Juiz de Fora, norteados pelo conceito do olhar estrangeiro. Os estudantes do João XXIII fizeram registros das construções arquitetônicas de Hobro, misturando com as do Brasil . As atividades foram coordenadas pelos professores Henrik Damsgaard e Renata Oliveira.

Segundo a professora do Departamento de Letras e Artes, Renata Oliveira Caetano, a mostra demarca o poder que arte e a cultura têm de aproximar dois países, duas culturas diferentes. “ Para os dinamarqueses pedimos que tirassem fotos dos pontos que eles achassem mais interessantes em Juiz de Fora. Eles fotografaram orelhão, frutas na feira, linhas da cidade. Teve até um que falou que o centro de Juiz de Fora lembrava muito Nova Iorque. Em contrapartida, os alunos do João criaram paisagens hibridas, misturando a arquitetura dinamarquesa com a brasileira”, destaca.

De acordo com Renata, a exposição tem uma proposta pedagógica, na medida que promove o envolvimento dos diversos seguimentos envolvimentos do projeto. É também uma reconstrução das memórias da viagem e serve de estímulo para outros alunos aderirem ao intercâmbio. “Uma parte da exposição é sobre fotos de onde os alunos do João passaram na Dinamarca. Eles participaram de atividades interdisciplinares, artísticas e culturais dentro e fora da escola. Não é apenas turismo, eles ampliam a aprendizagem cultural como um todo ”, explica.

Como parte da atividade, os alunos dos 3o s anos do Ensino Médio fizeram apresentações em sala de aula sobre suas percepções e experiências do intercâmbio na quinta-feira(13/09). A seleção de alunos para uma nova etapa do projeto de intercâmbio será iniciada em breve e o Colégio já se prepara para receber os intercambistas dinamarqueses da escola Mariagerfjord Gymnasium.