Os sétimos anos do Ensino Fundamental II participaram de um júri simulado para debater ideias e conceitos relativos às ciências . Os alunos receberam afirmações relacionadas à microbiologia e tiveram que se posicionar contra ou a favor de algumas afirmativas do campo. Temas comumente associados às fake news na internet, como a AIDS ser criada em laboratório ou as vacinas causarem autismo, foram debatidos.

Segundo a professora Thamiris Dornelas, o objetivo da atividade era testar o conteúdo visto em sala de aula e estimular um posicionamento crítico diante de assuntos polêmicos que tentam fazer uma negação da ciência. “A intenção foi trabalhar as fake news que tivessem relação com a microbiologia, material de estudo da disciplina de ciências. Além disso, permitir a aplicação de conhecimentos a situações reais e presentes no cotidiano das pessoas, valorizando o trabalho em equipe e capacidade de persuasão”, explica.

Thamiris ressalta que todos os alunos se envolveram com a atividade e estudaram bastante seus temas .“O exercício incluiu toda a turma em todos os temas trabalhados, pois quem não estudou o tema para expor as ideias tornava-se parte do júri, tendo o dever de dizer se uma afirmação era válida ou não a partir dos argumentos apresentados”, destaca.