Entre os dias 28 a 30 de junho acontece em Natal, Rio Grande do Norte, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU).  O evento reúne professores, técnicos e estudantes que fazem parte do quadro de ações extensionistas das universidades do Brasil, a fim de discutir e trocar experiências sobre os caminhos da extensão universitária brasileira, por meio de publicações de textos e trabalhos.

Neste ano, o departamento de Educação Física do João XXIII terá cinco projetos de extensão selecionados para o Congresso. Os professores Roseana Mendes e Fabrício Teixeira representarão o Colégio de Aplicação João XXIII, juntamente as bolsistas Pamella Galollete, Tayná Cipriano, Luisa Vieira e Rafaela Martins.

Os projetos selecionados foram: “Ginástica de Trampolim”; “Iniciação à Ginástica Artística”; “Equipe de Apresentação e Competição”; “Capoeirando no João”, e “Ensino das Artes Marciais como Contribuição para a formação humana”.

Mônica Rodrigues coordena o projeto de Capoeira desde 2014 e o objetivo é fazer com que a capoeira faça parte do contexto da escola e das atividades extra-classes de educação física. A professora afirma que a escola não se tornou ainda um espaço onde a capoeira possa fazer parte das brincadeiras e práticas cotidianas das crianças, mas isso tem sido construído ao longo do tempo do projeto.

Dentre os projetos de extensão, a professora nota poucas práticas e acesso à materiais de conhecimento acadêmico de matriz afro-brasileira nas escolas e universidades. Por isso, ela ressalta a importância de dividir esse conhecimento do João XXIII com profissionais de outras instituições de ensino superior, “para que todos possam olhar com interesse, com atenção à essa prática corporal e pensá-la como uma atividade possível para as crianças”.

Os professores Fabrício Teixeira e Eliete do Carmo Verbena coordenam o projeto de Artes Marciais. Fabrício explica que o objetivo do projeto é oportunizar à comunidade externa e às crianças e adolescentes do C.A João XXIII a vivência e conhecimento das lutas (atualmente o Jiu-Jitsu). O professor ressalta que por meio de dinâmicas e atividades lúdicas, os alunos compreendem a luta como manifestação da cultura corporal que carrega consigo aspectos históricos, culturais, sociais, técnicos e filosóficos responsáveis na contribuição da formação humana.

A professora Roseana Mendes esclarece que o Projeto de “Iniciação à Ginástica Artística” funciona desde 1995 no Colégio João XXIII e coordena o Projeto desde que tomou posse como professora, em 2010. Já o de “Ginástica de Trampolim” existe desde 2011 e busca iniciar a modalidade do trampolim enquanto o “Equipe de Apresentação e Competição” aperfeiçoa as técnicas. Atualmente os três projetos atendem 102 crianças.

O congresso discute a extensão como campo de produção de conhecimentos e transformação social no contexto socioeconômico-político atual e os professores e bolsistas do João XXIII buscam dividir com as instituições presentes o trabalho que o departamento de Educação Física desenvolve no Colégio, atendendo cerca de 200 alunos da comunidade de Juiz de Fora e região.

A expectativa é que possamos compartilhar o quanto as aulas do projeto estão sendo relevantes para o desenvolvimento da cidadania dos alunos, divulgando também como estamos conseguindo relacionar a extensão com a pesquisa. Além disso, tenho expectativa de que as discussões realizadas no congresso tragam ideias interessantes que podem ser utilizadas e/ou adaptadas à realidade de nosso projeto”, completa Fabrício.