Alunos do Ensino Médio do João XXIII participaram de uma aula interativa de biribol, esporte que também é conhecido como vôlei de piscina e foi instituído como modalidade esportiva na década de sessenta.
Segundo a professora Cátia Duarte, a atividade permite trabalhar com os alunos a vivência de um esporte coletivo, originalmente nacional, reforçando e consolidando a identidade brasileira. Os 60 alunos que participaram das aulas conheceram fundamentos típicos do esporte e praticaram o jogo na piscina da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID), utilizando as técnicas aprendidas.
O biribol surgiu como recreação e alternativa à prática e aprendizagem da natação. Desta forma, os alunos também executaram noções básicas de salvamento, junto aos graduandos da FAEFID e ao professor Carlos Alberto Carneiro.
Cátia explica que a movimentação dentro d’água é o principal desafio para quem pratica o esporte pela primeira vez. “Apesar desse obstáculo, os alunos do João XXIII e da FAEFID completaram a experiência interessados em explorar mais o currículo intercultural que propomos e manifestaram o interesse em realizar oficinas de formação dos esportes desenvolvidos no Colégio”.