A Semana de Ciências deste ano acontece entre os dias 20 e 25 de novembro, apresenta o tema “Viver Consciência” e traz para os alunos a curiosidade e a dinâmica através do mundo da ciência, bem como questões atreladas ao preconceito racial, marcando também o dia da Consciência Negra.

No primeiro dia de atividades, os alunos do 1º ano do Ensino Médio receberam Adriana Silva para uma roda de conversa sobre mulheres na ciência. Adriana contou um pouco da sua trajetória como cientista e professora, ressaltando para os alunos questões sobre o preconceito sofrido por mulheres e negros na sociedade científica.

Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, o cine-debate, mediado pela professora Carolina Bezerra, trouxe o filme “Estrelas Além do Tempo” que conta a história de um grupo de mulheres cientistas da NASA que são cruciais nas operações tecnológicas da corrida espacial Americana.

Segundo a professora de Ciências, Fernanda Bassoli, a proposta da semana é fomentar discussões sobre as implicações da ciência no nosso dia a dia, abordando conteúdos científicos diversos e também discussões de caráter social: “Esperamos provocar reflexões sobre o papel da ciência e dos cientistas na nossa sociedade”.

A programação continua ao longo da semana e prevê visitação ao Centro de Ciências, palestras sobre paleontologia, mostras, exposições e rodas de conversa.