Com o tema “Jovem na Sociedade”, a Semana do Estudante deste ano aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro e trouxe como proposta a organização das atividades pelo Grêmio Estudantil em parceria com coordenações, Núcleo de Atendimento Educacional (NAE) e professores.

A semana contou com piquenique de integração; uma palestra sobre métodos contraceptivos, com a exibição do filme “Juno” e uma conversa com uma bióloga sobre as questões que envolvem a gravidez na adolescência; houve ainda a participação do grupo Remiwl que falou sobre o jovem na periferia e ministrou um aulão de hip-hop para os alunos. Para a turma do 3º ano do Ensino Média da EJA, o Grêmio Estudantil organizou um lanche coletivo de integração e uma roda de conversa e poesia com o Coletivo Vozes da Rua.

Mas não foi só isso, para os alunos dos 6º e 7º anos, uma gincana esportiva foi montada e a inscrição das turmas se deu através da doação mínima de 20kg (por turma) de alimentos não perecíveis que foram encaminhados para instituição Sopa dos Pobres. Ao todo foram 187,10 kg de alimentos arrecadados e a turma que mais arrecadou foi o 7ºC, com 46 kg.

De acordo com a Diretora de Ensino Margô, a proposta deste ano deu abertura para uma outra forma de aprendizagem dos alunos envolvidos: “A semana viabilizou uma vivência diferente para os alunos, pois os colocou na condição de pensar as dificuldades, o planejamento, a organização e as atividades que seriam interessantes”.

Segundo Igor Gabriel de Oliveira, Bruna Teles Pereira e Matheus Clemente Sena, membros do Grêmio Estudantil, a organização dessa semana foi um desafio: “Montamos uma programação que foi aprovada no Conselho de Unidade e a partir de então nós ministramos as atividades. Ficávamos responsáveis pelos alunos, pela hora que eles entravam e saíam das atividades, participamos também do piquenique e orientamos cada um”.