A partir de uma apresentação lúdica com a utilização de fantoches, os alunos do 5º ano foram apresentados ao trabalho realizado pelo PROCON e a importância do órgão para garantir o direito do consumidor.
O supervisor de audiências, Christian Takeuchi, conduziu a palestra destacando que a educação para o consumo é a parte mais importante no quadro de defesa do consumidor. “Uma a cada dez pessoas costumam reclamar no PROCON. É importante que todos nós saibamos dos nossos direitos, para que possamos reclamar quando for preciso. Desta forma o fornecedor não recorre no erro,” afirmou. Christian acredita que essas informações devem ser passadas para as crianças, desde cedo, para que conheçam seus direitos e saibam consumir conscientemente.
A Professora de Matemática do João XXIII, Camila Rabello, explica que é importante introduzir o pensamento crítico sobre educação financeira e despertar as crianças sobre a necessidade de saber utilizar bem os recursos financeiros, desde cedo. A palestra foi um modo de explicar de maneira descontraída, com muitas informações, a relevância da educação financeira, usando exemplos cotidianos e simples, que acrescentam ao trabalho já feito em sala de aula.