A cerimônia de posse da nova Direção do Colégio de Aplicação João XXIII aconteceu nesta segunda-feira, dia 18/09, no anfiteatro do Ensino Médio. A solenidade foi presidida pelo Reitor da UFJF, Prof. Marcus Vinicius David, e contou com a presença da Vice-Reitora, Profa. Girlene Alves da Silva, de Pró-Reitores, outros membros da Administração Superior, ex-Diretores do Colégio, além de professores, TAEs, estudantes e representantes do SINTUFEJUF.
As professoras Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria e Margareth Conceição Pereira foram empossadas, respectivamente, como Diretora Geral e Diretora de Ensino para o quadriênio 2017-2021.
O evento teve início com a fala da prof. Andréa Vassalo, que em seu último discurso como diretora geral relembrou conquistas que a instituição obteve nos doze anos de gestão. Relembrou também momentos importantes dos últimos quatro anos, como as comemorações dos 50 anos do Colégio e a concretização do primeiro intercâmbio internacional para educação básica firmado com Dinamarca. Andréa destacou ainda o cenário político-econômico pelo qual a sociedade passa atualmente com a perda de direitos conquistados, a reforma do ensino médio, previdência e trabalhista, assim como a aprovação da PEC dos gastos públicos que refletem no futuro de todos. Ao finalizar, desejou às novas diretoras um futuro promissor na gestão do colégio.
A seguir, conforme o protocolo da UFJF, o Reitor assinou o termo de posse juntamente com as novas Diretoras. A Prof. Eliete Verbena e Faria fez seu primeiro discurso como Diretora Geral do Colégio, em nome dessa nova gestão que assume conjuntamente com a Prof. Margareth Pereira. Destacou a construção coletiva da proposta defendida durante a campanha que tem como princípios a gestão democrática e transparente; a defesa do caráter público e gratuito da escola, sobretudo considerando o contexto político do país com ataques à educação pública; a busca de um ensino de qualidade e de um ambiente integrado entre todos os membros da comunidade escolar; o protagonismo do João XXIII nas atividades de ensino, pesquisa e extensão além da formação de professores; a definição de um projeto político-pedagógico que articule as ações desenvolvidas no ensino regular e na educação de Jovens e Adultos; a valorização da diversidade e pluralidade de ideias, tudo isto respeitando os movimentos de professores, TAEs e estudantes. A Prof. Eliete ressaltou ainda a trajetória experimentada pelo Colégio ao longo de sua história, a importância da contribuição de cada um dos que fazem parte desta história e reafirmou sua confiança em concretizar as ideias que foram defendidas ao longo do processo eleitoral.
Ao final o reitor Marcus David parabenizou tanto os gestores que deixam o mandato pela gestão exitosa que fizeram, quanto as que assumem pelo comprometimento e hipotecou o apoio da Administração Superior para a concretização das propostas apresentadas. Explicou sobre as ações para viabilizar obras que foram solicitadas há tempos, mas que ainda não puderam ser implementadas. Finalizou enfatizando a importância que as Universidades Federais têm para o país e, especialmente, o Colégio de Aplicação João XXIII que além de ser uma escola de qualidade cumpre o importante papel de contribuir significativamente para a formação de professores.