A segunda-feira no Colégio de Aplicação João XXIII amanheceu mais colorida. Nos corredores do prédio do Ensino Fundamental, obras e expressões artísticas pintaram as paredes com muita criatividade e inovação.

As obras expostas fazem parte da Semana Arte em trânsito que acontece entre os dias 18 e 29 de setembro, coordenada por Renata Oliveira Caetano e Andréa Senra Coutinho. A proposta é fazer transitar a reflexão e a produção no território da arte em suas diversas modalidades e em entrecruzamentos com outras áreas do saber.

Esse ano, o projeto Arte em Trânsito conta com a parceria do MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente da Faculdade de Educação da UFJF, trabalhando com três linhas de pesquisa: Diálogos interculturais na arte e na educação; Arte na Pedagogia e Múltiplas visualidades na (da) escola.

Em uma das obras expostas pelos corredores do João XXIII, alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental trabalharam com a ideia do cubismo, inspirados por Georges Braque e Pablo Picasso, trabalhando com papelão, corante, pva e caneta hidrocor. Já os alunos dos 2º anos do Ensino Médio fizeram uma releitura modernista, com a técnica do pontilhismo, de importantes obras de artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Ismaell Nery e Lasar Segall.

As mostras e exposições revelam talentos não só do João XXIII, mas também do E.M. Bom Pastor (Juiz de Fora), E.M Prefeito Jammil Sabrá (Petrópolis), Colégio Pedro II/Campus Tijuca (Rio de Janeiro), Escola Helvira Hurtado de Matte (Santiago do Chile) com trabalhos de diferentes estilos e formas.

Entre os diversos artistas convidados para a semana Arte em Trânsito, destaque-se o paulistano Gabriel Ribeiro, artista, fotógrafo e designer que mistura diversas técnicas, como a arte digital e a colagem analógica, para produzir suas obras. Gabriel usa do lambe-lambe (pôsteres artísticos de tamanhos variados que são colados em espaços públicos) para mostrar seu dom e é com esse “estilo artístico” que pretende ensinar, através de oficinas e bate-papo, alunos e toda a comunidade interessada em conhecer essa arte.

Segundo a coordenadora do projeto Andréa Coutinho, o projeto desse ano é a soma de todos os outros anos: “Acumulamos experiência e esse é um projeto mais maduro, mas organizado. Trouxemos professores convidados e isso enriqueceu ainda mais o Arte em Trânsito. A entrada da FACED também acrescenta mais elementos de valorização desse trabalho. Sentimos apenas como dificuldade a falta de apoio financeiro. Esse ano, não conseguimos a CAPES e isso dificultou muito. Mas agradecemos imensamente aos colaboradores que contribuíram para que essa projeto fosse feito. Um projeto como esse vale muito a pena pela grande recepção dos alunos e funcionários”.

A semana Arte em Trânsito promete ainda muitas outras manifestações artísticas em uma vasta programação até o dia 29 de setembro. Conheça a programação completa através do link.

21558836_1751575408218306_8473228419338419927_n

Reprodução – Facebook Gabriel Ribeiro