Dentro da Semana de Ciências Humanas, a professora Doutora Ana Carolina Marsiglia ministrou uma palestra sobre a Prática Pedagógica Histórico Crítica e trouxe para toda a comunidade acadêmica sua visão sobre essa nova forma de se tratar a educação escolar.

Um dos nomes expoentes na área, Ana Carolina participou de uma atividade com o grupo de pesquisa Pedagogia Histórico Crítica e Educação Física do Colégio João XXIII e, mais tarde, na palestra, abordou a compreensão a partir da Pedagogia Histórico Crítica e a função da escola dentro do desenvolvimento do Psiquismo Humano e da socialização do conhecimento para a formação humana.

A Doutora ainda deu exemplos de cidades no Brasil que vem incorporando a Pedagogia Histórico Crítica enquanto política pública e falou dos desafios e dos pontos positivos que essa prática traz para as cidades.

Ana comentou que estar no colégio ministrando essa palestra foi proveitoso: “É sempre muito bom conversar com colegas da educação básica, comprometidos com a efetivação de uma educação de qualidade para os estudantes. A discussão sobre a prática pedagógica é fundamental ao trabalho do professor e precisa ser objeto de reflexão teórica permanente. Para isso, ações pontuais (como palestras) e continuadas (como formações organizadas na instituição) precisam ser sistematicamente planejadas, da forma mais coletiva possível, para envolver todos os segmentos e níveis de ensino, de modo a potencializar os resultados do trabalho da escola”.