Com a temática “Gentes em Movimento” que buscou trazer para perto dos alunos discussões sobre culturas e movimentos sociais, o Departamento de Ciências Humanas, chefiado pelas professoras Regina Barra e Andreia Rodrigues, realizou um série de atividades ao longo da semana, incluindo palestras, trabalhos, discussões e apresentações dentro das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Para a semana foram convidadas personalidades que abordaram a questão do imigrante, dos negros, dos Sem Terra, dos LGBTTI e de diversos outros movimentos para que os alunos pudessem ouvir relatos das minorias e para dar a visibilidade necessária à cultura e aos direitos desses grupos.

As turmas da EJA participaram de oficinas, assistiram a palestras sobre direitos humanos, política, história mundial, cultura pop e assistiram a apresentação de teatro do grupo “As Ruths”.

Nas salas de aula os alunos tiveram a oportunidade de conversar com autores, pesquisadores e participar de oficinas. As turmas do 2o ano do EF utilizaram lápis cor de pele para tratar questões sobre o preconceito racial e a valorização da identidade de cada um. Os 5º anos produziram textos e imagens a partir da leitura do livro “A maior flor do mundo” de José Saramago.

Já os alunos do EF II e EM participaram de intensa e diversificada programação que incluiu palestras sobre a cultura árabe, educação quilombola, invisibilidade social, diversidade, a transformação do cidadão através da mobilidade e feminismo negro.

Para toda a comunidade acadêmica, uma palestra com a professora profª Ana Carolina Marsiglia (UFES) discutiu a prática pedagógica sob uma perspectiva histórico crítica.

Segundo Regina Barra, a interdisciplinaridade foi o maior destaque da semana que contou com a participação intensa dos alunos contribuindo para que a semana tenha sido um sucesso: “O envolvimento dos alunos foi excelente. As crianças se mostraram bastante motivadas, já que procuramos fazer uma programação bastante rica e diversificada, no sentindo de atender não só a temática, mas como os interesses voltados para a idade de cada série”.

IMG_0805 IMG_0799 WhatsApp Image 2017-08-18 at 16.09.31 d8270506-3d3a-4c4f-9491-28ca887a87fd